Instituições que intervêm neste âmbito

A Secretaria Regional da Inclusão e Assuntos Sociais cuja Secretária Regional é a Excelentissima Dra. Rita Andrade.

A Exª Secretária Regional realçou recentemente na sessão de abertura do seminário 'Exclusão e Inclusão: Realidade e Desafios' que  estratégia governativa desta legislatura é contribuir positivamente para o objetivo 5 do Europa 2020, ou seja, reduzir o número de pessoas em risco ou em situação de pobreza ou de exclusão na Região Autónoma da Madeira.

Tal como está descrito acima, a área de intervenção desta organização governamental é a nível social, económico e a nível habitacional.


O Instituto de Emprego da Madeira, IP-RAM foi criado a 18 de abril de 2009. Este instituto possui personalidade jurídica, autonomia administrativa e financeira e de património próprio decretada pelo Governo Regional.

Este instituito tem como principal objetivo o combate à pobreza e precariedade através da promoção da criação de empregos e da asseguração da qualidade nos empregos. Procura também dotar os inscritos no instituto de experiências, oportunidades e ações de formação com o intuito de aumentar qualificações e contribuindo assim para uma maior probabilidade de empregabilidade.

A Cruz Vermelha Portuguesa é uma instituição humanitária que foi criada a 11 de fevereiro de 1865 pelo médico militar José António Marques.  Esta instituição tem como âmbito prevenir e aliviar o sofrimento humano, em Portugal e no mundo.

A instituição atua a nível social, a nível da saúde e a nível económico, tanto em cenários de desastres naturais como em cenários urbanos (exemplo, pobreza).


A AMI é uma instituição de cariz social que intervém mundialmente nos campos da educação, saúde e cidadania. Esta organização foi fundada e é até aos dias de hoje presidiada pelo médico e ativista Fernando José de La Vieter Ribeiro Nobre em 1984.

A intervenção da organização tem o intuito de melhorar as condições de vida dos indivíduos especialmente daqueles que se encontram em contexto de guerra e pobreza. Tem, também, a preocupação de angariar tanto fundos monetários como parceiros sociais que dinamizem atividades e que compartilhem os valores que a AMI defende de modo a que seja possível ajudar que mais necessita.

A Associação Protetora dos Pobres, criada em 1889, procura criar dentro das suas instalações dar aos seus utentes: alimentos e refeições, roupas, momentos de ocupação socio-cultural, acompanhamento médico psicológico e serviços sociais básicos.

Procura, também, dotar os utentes de alguns conceitos sociais importantes como o civismo. É de salientar, de que esta instituição serve também como um posto de acolhimento noturno para os sem-abrigo.


A EAPN - European Anti Poverty Network (Rede Europeia Anti-Pobreza)  é a maior rede europeia ativa na luta contra a pobreza.

Esta rede nasceu em Bruxelas em 1990 e está atualmente representada em 31 paises, incluindo Portugal. No entanto, esta rede só se instalou em Portugal a 17 de Dezembro de 1991.

A rede é reconhecida como uma ONG, ou seja, como uma organização não governamental e como uma associação de solidariedade social.

© 2019 
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora